terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Doença Reumática na Gravidez

  

                                        gravidaflor1 Mulheres com doença reumática devem ter gravidez planejada

        Mulheres com doença reumática devem ter gravidez planejada


Cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil sofrem com algum dos mais de 100 tipos de doenças reumáticas existentes. Como elas acometem muitas mulheres na época de ter filhos, a dúvida surge quanto à viabilidade da gravidez, com os riscos e temores que podem surgir tanto para a mãe quanto para o feto.
O reumatologista, Carmo Gonzaga de Freitas, lembra que a gravidez é um período que exige cuidados especiais e, no caso da mulher com doença reumática, os cuidados devem ser redobrados. “É fundamental discutir com o médico responsável pelo tratamento quais os riscos que podem ocorrer durante a gravidez e como estes podem ser contornados”, afirma.
Segundo o médico, a gravidez deve ser planejada e, se possível, num momento em que a doença esteja controlada e as medicações utilizadas apresentem baixo risco para o feto. “Desaconselha-se a gravidez sempre que a doença não estiver bem controlada ou haja dano importante de algum órgão interno da futura mãe, comocoração ou os rins. Esse cuidado é importante porque existe a possibilidade de alterações reumáticas na gravidez e descompensação de outras partes do corpo comprometidas pela doença”, acrescenta.