Auto análise.
COMPORTAMENTO:
ASSERTIVO, NÃO-ASSERTIVO OU AGRESSIVO?
AVALIANDO O SEU
COMPORTAMENTO
Para
avaliar o seu padrão de comunicação, imagine as seguintes situações abaixo e
escolha a opção que corresponderia, na maioria das vezes. Sua forma de reação:
1- Você emprestou dinheiro para um amigo do trabalho que
acertou de lhe pagar quando recebesse o próximo salário, mas uma semana após a
data do seu pagamento o amigo ainda não fez nenhuma menção da dívida. Sua
atitude?
a) Esperar até que o amigo se manifeste;
b) Cobrar o pagamento ouvindo a justificativa para o não
pagamento, mas afirmando que precisa do dinheiro;
c) Chama-o de irresponsável e exigir que ele pague juros
pelo atraso.
2- Você atende ao telefone e uma pessoa pede para que você
contribua com uma campanha filantrópica com uma quantia fixa mensal. Você
então:
a) Diz timidamente que não quer colaborar, mas cede a
insistência da pessoa para se livrar da situação ou por temer a sua reprovação
pelos outros por ter negado um pedido de ajuda;
b) Elogia a campanha, mas pede desculpas por não poder
contribuir e pede licença para desligar o telefone;
c) Agride verbalmente a pessoa por tê-lo incomodado em sua
casa, avisa para não ligar mais e desliga o telefone enquanto a outra pessoa
ainda está falando.
3- Você admira profundamente uma pessoa que não lhe conhece
e, por coincidência, senta-se ao lado dela durante uma viagem. Você então:
a) Tem muita vontade de expressar sua admiração mas passa
toda a viagem calado, por vergonha do que a pessoa possa pensar de você ou por
achar que ela não gostaria de conversar com você;
b) Apresenta-se e afirma que admira a pessoa, tomando o
cuidado de respeitar o direito do outro de não querer conversar naquele
momento;
c) Apresenta-se e afirma que admira a pessoa, insistindo em
conversar com ela, mesmo que esta esteja se preparando para dormir, pois não
quer perder essa oportunidade única.
4- Você comprou um produto no supermercado e, após ter pago
e já saindo percebe que o caixa lhe deu dinheiro a menos no troco. Você então:
a) Imagina que irá atrapalhar se interromper o serviço do
caixa e vai embora um pouco chateado com o dinheiro perdido;
b) Retorna ao caixa e afirma que está faltando uma quantia
para o troco correto, pedindo para que ele complemente o dinheiro. Caso o caixa
negue-se a pagar, chama o gerente para explicar a situação e afirma que tem o
direito de receber a parte que falta;
c) Acusa em voz alta o caixa de querer enganá-lo e exige o
dinheiro, ameaçando denunciá-lo ao gerente.
5- Você deixou seu carro na oficina e está sem transporte
para ir ao trabalho por alguns dias, mas você sabe que um colega passa todos os
dias, próximo a sua casa. Você então:
a) Não fala nada porque prefere não incomodar ninguém com
favores e fica indo de ônibus;
b) Pergunta ao colega se pode ficar dando-lhe carona;
c) Pede carona ao colega na frente dos outros dizendo que
isto não custaria nada para ele. Em seguida, pergunta se ele não poderia sair
um pouco mais cedo de casa.
Resultado:
Se você marcou a letra “b” na maioria das situações acima,
provavelmente você tem um padrão de comportamento assertivo.
Porém, se a opção “a” foi a mais predominante, seu
comportamento é característico de um padrão não-assertivo.
E finalmente, caso tenha marcado em maior número a opção “c”
é bem provável que a sua maneira de se comunicar com as pessoas parece ser do
tipo agressivo.
O COMPORTAMENTO ASSERTIVO
É chamado de comportamento assertivo o comportamento de
expressar aos outros o que se pensa e sente, agindo em favor de si mesmo, de
acordo com os próprios direitos e respeitando os direitos dos outros. É
importante observar que a definição não especifica o tipo de pensamento ou
sentimento. Há pessoas que têm uma dificuldade de expressão generalizada. Para
outros, a dificuldade restrita (ou bem maior) para expressar sentimentos e
pensamentos negativos, e outros podem ter maiores problemas com a expressão de
sentimentos e pensamentos positivos.
Agir de forma assertiva permite sentir-se bem consigo mesmo,
porque aumenta as chances de você estabelecer relações honestas com os outros;
adquirir uma postura mais ativa, desenvolvendo sua capacidade de decidir e agir
e facilitando a obtenção daquilo que você realmente quer na sua vida; aumentar
sua autoconfiança, pelo fato de ter um maior controle sobre as situações do
dia-a-dia; ganhar o respeito das pessoas a sua volta.
Por estar atenta às suas necessidades e aos seus direitos, e
também por reconhecer que o outro tem direitos que precisam ser respeitados, a
pessoa assertiva consegue lidar melhor com as situações de conflito. A mensagem
subjacente de que você e eu podemos ter nossas diferenças, mas temos o direito de
expressa-las mutuamente de forma respeitosa, na tentativa de buscarmos a melhor
alternativa para satisfazer às minhas e às suas necessidades e interesses.
A assertividade não deve ser vista como uma característica
de personalidade com a qual alguns nascem e outros não. O comportamento
assertivo pode ser aprendido. Outra idéia que precisa ficar clara ?a de que
ninguém ?assertivo sistematicamente em todas as ocasiões. Por exemplo, você
pode achar fácil ser assertivo com estranhos, mas pode ter dificuldade em ser
assertivo com seus pais. Aprimorando o seu comportamento, você deve ter a
capacidade de ser assertivo inclusive com eles, mas poder escolher quando e
onde exercer sua assertividade.
Em contraposição ao comportamento assertivo, podemos citar
outros dois padrões de comunicação: o comportamento não-assertivo, também
chamado de passivo ou submisso, e o comportamento agressivo.
O COMPORTAMENTO NÃO-ASSERTIVO
Como pode ser verificada pelas respostas de opção “a” para
as situações apresentadas no início, a expressão dos pensamentos e sentimentos
do sujeito não-assertivo é prejudicada, porque ele está mais preocupado em
evitar um conflito do que satisfazer às suas próprias necessidades. O
não-assertivo acredita que, se manifestar seus verdadeiros desejos e opiniões
abertamente, certamente provocar grandes conflitos e sentimentos negativos como
a raiva ou a decepção dos outros para com ele. Situação que considera
irreparável.
Quando se depara com um conflito entre o que quer fazer e o
que a outra pessoa espera dele, o não-assertivo tende a sentir-se errado,
culpado e ansioso, acabando por ceder a favor daquele. Apesar de sentir-se
explorado, o não-assertivo não consegue dizer “não” aos outros. Ele normalmente
acredita que seus sentimentos e pensamentos não são tão importantes quanto os
dos outros.
As dificuldades no relacionamento interpessoal geralmente o
levam a estar descontente e frustrado com o seu desempenho, reduzindo sua
auto-estima. O não-assertivo utiliza-se da esquiva de situações e da esquiva
social como um dos poucos recursos de que dispõe para evitar maior sofrimento.
Sua postura passiva. Ele tende a falar baixo e a não olhar diretamente ao
outro. Seu corpo parece revelar um estado permanente de tensão e de submissão.
Ao falar, retém suas opiniões, sentimentos e necessidades parcial ou
completamente.
Geralmente a pessoa que tem dificuldade em ser assertiva
aprendeu, desde pequena, a buscar a aprovação e orientação dos mais velhos e a
duvidar de sua própria percepção e julgamento. Dessa forma, como adulto ela
tende a ser facilmente influenciada e conduzida pelos outros.
O COMPORTAMENTO AGRESSIVO
Partindo da definição usada para definir o comportamento
assertivo, verificaremos que, ao se comunicar de forma agressiva, a pessoa
consegue expressar-se e agir a seu favor, mas para fazer isto, transgride os
direitos do outro.
Observe agora as respostas de opção “c” nos exemplos citados
no começo. A comunicação agressiva dá-se através de uma postura de autoridade,
ou seja, a pessoa parece falar com seus subordinados. Sua fala está repleta de
sarcasmos, afirmações retóricas, ameaças e acusações. Sua expressão corporal
muitas vezes envolve atitudes como apontar para o outro com o dedo em riste,
bater na mesa e falar alto. A mensagem subjacente comunicação agressiva Eu sou
superior e estou sempre certo, enquanto você é inferior e está errado?
Comunicar-se de modo agressivo muitas vezes traz benefícios,
porque as pessoas frequentemente cedem para o agressor apenas para se verem
livres dele. Ao ser agressivo, a princípio você pode sentir-se no seu direito
ou até superior aos outros, mas o custo muito alto. Surgem como consequência de
seu comportamento agressivo, sentimentos negativos como raiva, vingança,
desprezo e falta de respeito em relação a você. Em longo prazo, isso pode
trazer frustração e isolamento social. A agressão também tende a criar inimigos
com quem você poder ter que negociar no futuro.
Pessoas que adotaram um padrão de comunicação agressiva
parecem ter uma percepção supervalorizada de si mesmo. Mas pode ocorrer que,
por trás dessa postura haja uma história de fragilidade e insegurança. O
comportamento agressivo pode ser uma resposta aprendida a partir do modelo de
comunicação disponível em casa, como uma atitude de defesa às agressões que a
própria pessoa possa ter sofrido pelos pais quando criança. Outras pessoas
agressivas podem ter sido levadas pelos pais a acreditar que eram superiores
aos outros, desde cedo. Preconceitos aprendidos na infância podem conduzir a
uma agressão sutil ou aberta mais tarde na vida.
Atenção: Este
não é um teste de avaliação psicológico!