segunda-feira, 20 de junho de 2016

Auto análise.

COMPORTAMENTO: 
ASSERTIVO, NÃO-ASSERTIVO OU AGRESSIVO?
                             AVALIANDO O SEU COMPORTAMENTO

                                          Para avaliar o seu padrão de comunicação, imagine as seguintes situações abaixo e escolha a opção que corresponderia, na maioria das vezes. Sua forma de reação:
1- Você emprestou dinheiro para um amigo do trabalho que acertou de lhe pagar quando recebesse o próximo salário, mas uma semana após a data do seu pagamento o amigo ainda não fez nenhuma menção da dívida. Sua atitude?
a) Esperar até que o amigo se manifeste;
b) Cobrar o pagamento ouvindo a justificativa para o não pagamento, mas afirmando que precisa do dinheiro;
c) Chama-o de irresponsável e exigir que ele pague juros pelo atraso.

2- Você atende ao telefone e uma pessoa pede para que você contribua com uma campanha filantrópica com uma quantia fixa mensal. Você então:
a) Diz timidamente que não quer colaborar, mas cede a insistência da pessoa para se livrar da situação ou por temer a sua reprovação pelos outros por ter negado um pedido de ajuda;
b) Elogia a campanha, mas pede desculpas por não poder contribuir e pede licença para desligar o telefone;
c) Agride verbalmente a pessoa por tê-lo incomodado em sua casa, avisa para não ligar mais e desliga o telefone enquanto a outra pessoa ainda está falando.

3- Você admira profundamente uma pessoa que não lhe conhece e, por coincidência, senta-se ao lado dela durante uma viagem. Você então:
a) Tem muita vontade de expressar sua admiração mas passa toda a viagem calado, por vergonha do que a pessoa possa pensar de você ou por achar que ela não gostaria de conversar com você;
b) Apresenta-se e afirma que admira a pessoa, tomando o cuidado de respeitar o direito do outro de não querer conversar naquele momento;
c) Apresenta-se e afirma que admira a pessoa, insistindo em conversar com ela, mesmo que esta esteja se preparando para dormir, pois não quer perder essa oportunidade única.

4- Você comprou um produto no supermercado e, após ter pago e já saindo percebe que o caixa lhe deu dinheiro a menos no troco. Você então:
a) Imagina que irá atrapalhar se interromper o serviço do caixa e vai embora um pouco chateado com o dinheiro perdido;
b) Retorna ao caixa e afirma que está faltando uma quantia para o troco correto, pedindo para que ele complemente o dinheiro. Caso o caixa negue-se a pagar, chama o gerente para explicar a situação e afirma que tem o direito de receber a parte que falta;
c) Acusa em voz alta o caixa de querer enganá-lo e exige o dinheiro, ameaçando denunciá-lo ao gerente.

5- Você deixou seu carro na oficina e está sem transporte para ir ao trabalho por alguns dias, mas você sabe que um colega passa todos os dias, próximo a sua casa. Você então:
a) Não fala nada porque prefere não incomodar ninguém com favores e fica indo de ônibus;
b) Pergunta ao colega se pode ficar dando-lhe carona;
c) Pede carona ao colega na frente dos outros dizendo que isto não custaria nada para ele. Em seguida, pergunta se ele não poderia sair um pouco mais cedo de casa.

Resultado:
Se você marcou a letra “b” na maioria das situações acima, provavelmente você tem um padrão de comportamento assertivo.
Porém, se a opção “a” foi a mais predominante, seu comportamento é característico de um padrão não-assertivo.
E finalmente, caso tenha marcado em maior número a opção “c” é bem provável que a sua maneira de se comunicar com as pessoas parece ser do tipo agressivo.

O COMPORTAMENTO ASSERTIVO
É chamado de comportamento assertivo o comportamento de expressar aos outros o que se pensa e sente, agindo em favor de si mesmo, de acordo com os próprios direitos e respeitando os direitos dos outros. É importante observar que a definição não especifica o tipo de pensamento ou sentimento. Há pessoas que têm uma dificuldade de expressão generalizada. Para outros, a dificuldade restrita (ou bem maior) para expressar sentimentos e pensamentos negativos, e outros podem ter maiores problemas com a expressão de sentimentos e pensamentos positivos.
Agir de forma assertiva permite sentir-se bem consigo mesmo, porque aumenta as chances de você estabelecer relações honestas com os outros; adquirir uma postura mais ativa, desenvolvendo sua capacidade de decidir e agir e facilitando a obtenção daquilo que você realmente quer na sua vida; aumentar sua autoconfiança, pelo fato de ter um maior controle sobre as situações do dia-a-dia; ganhar o respeito das pessoas a sua volta.

Por estar atenta às suas necessidades e aos seus direitos, e também por reconhecer que o outro tem direitos que precisam ser respeitados, a pessoa assertiva consegue lidar melhor com as situações de conflito. A mensagem subjacente de que você e eu podemos ter nossas diferenças, mas temos o direito de expressa-las mutuamente de forma respeitosa, na tentativa de buscarmos a melhor alternativa para satisfazer às minhas e às suas necessidades e interesses.
A assertividade não deve ser vista como uma característica de personalidade com a qual alguns nascem e outros não. O comportamento assertivo pode ser aprendido. Outra idéia que precisa ficar clara ?a de que ninguém ?assertivo sistematicamente em todas as ocasiões. Por exemplo, você pode achar fácil ser assertivo com estranhos, mas pode ter dificuldade em ser assertivo com seus pais. Aprimorando o seu comportamento, você deve ter a capacidade de ser assertivo inclusive com eles, mas poder escolher quando e onde exercer sua assertividade.
Em contraposição ao comportamento assertivo, podemos citar outros dois padrões de comunicação: o comportamento não-assertivo, também chamado de passivo ou submisso, e o comportamento agressivo.

O COMPORTAMENTO NÃO-ASSERTIVO
Como pode ser verificada pelas respostas de opção “a” para as situações apresentadas no início, a expressão dos pensamentos e sentimentos do sujeito não-assertivo é prejudicada, porque ele está mais preocupado em evitar um conflito do que satisfazer às suas próprias necessidades. O não-assertivo acredita que, se manifestar seus verdadeiros desejos e opiniões abertamente, certamente provocar grandes conflitos e sentimentos negativos como a raiva ou a decepção dos outros para com ele. Situação que considera irreparável.

Quando se depara com um conflito entre o que quer fazer e o que a outra pessoa espera dele, o não-assertivo tende a sentir-se errado, culpado e ansioso, acabando por ceder a favor daquele. Apesar de sentir-se explorado, o não-assertivo não consegue dizer “não” aos outros. Ele normalmente acredita que seus sentimentos e pensamentos não são tão importantes quanto os dos outros.
As dificuldades no relacionamento interpessoal geralmente o levam a estar descontente e frustrado com o seu desempenho, reduzindo sua auto-estima. O não-assertivo utiliza-se da esquiva de situações e da esquiva social como um dos poucos recursos de que dispõe para evitar maior sofrimento. Sua postura passiva. Ele tende a falar baixo e a não olhar diretamente ao outro. Seu corpo parece revelar um estado permanente de tensão e de submissão. Ao falar, retém suas opiniões, sentimentos e necessidades parcial ou completamente.
Geralmente a pessoa que tem dificuldade em ser assertiva aprendeu, desde pequena, a buscar a aprovação e orientação dos mais velhos e a duvidar de sua própria percepção e julgamento. Dessa forma, como adulto ela tende a ser facilmente influenciada e conduzida pelos outros.

O COMPORTAMENTO AGRESSIVO
Partindo da definição usada para definir o comportamento assertivo, verificaremos que, ao se comunicar de forma agressiva, a pessoa consegue expressar-se e agir a seu favor, mas para fazer isto, transgride os direitos do outro.
Observe agora as respostas de opção “c” nos exemplos citados no começo. A comunicação agressiva dá-se através de uma postura de autoridade, ou seja, a pessoa parece falar com seus subordinados. Sua fala está repleta de sarcasmos, afirmações retóricas, ameaças e acusações. Sua expressão corporal muitas vezes envolve atitudes como apontar para o outro com o dedo em riste, bater na mesa e falar alto. A mensagem subjacente comunicação agressiva Eu sou superior e estou sempre certo, enquanto você é inferior e está errado?

Comunicar-se de modo agressivo muitas vezes traz benefícios, porque as pessoas frequentemente cedem para o agressor apenas para se verem livres dele. Ao ser agressivo, a princípio você pode sentir-se no seu direito ou até superior aos outros, mas o custo muito alto. Surgem como consequência de seu comportamento agressivo, sentimentos negativos como raiva, vingança, desprezo e falta de respeito em relação a você. Em longo prazo, isso pode trazer frustração e isolamento social. A agressão também tende a criar inimigos com quem você poder ter que negociar no futuro.
Pessoas que adotaram um padrão de comunicação agressiva parecem ter uma percepção supervalorizada de si mesmo. Mas pode ocorrer que, por trás dessa postura haja uma história de fragilidade e insegurança. O comportamento agressivo pode ser uma resposta aprendida a partir do modelo de comunicação disponível em casa, como uma atitude de defesa às agressões que a própria pessoa possa ter sofrido pelos pais quando criança. Outras pessoas agressivas podem ter sido levadas pelos pais a acreditar que eram superiores aos outros, desde cedo. Preconceitos aprendidos na infância podem conduzir a uma agressão sutil ou aberta mais tarde na vida.


        Atenção: Este não é um teste de avaliação psicológico!

Faça sua auto análise.

COMPORTAMENTO: ASSERTIVO, NÃO-ASSERTIVO OU AGRESSIVO?

                             AVALIANDO O SEU COMPORTAMENTO
                                          

Para avaliar o seu padrão de comunicação, imagine as seguintes situações abaixo e escolha a opção que corresponderia, na maioria das vezes. Sua forma de reação:

1- Você emprestou dinheiro para um amigo do trabalho que acertou de lhe pagar quando recebesse o próximo salário, mas uma semana após a data do seu pagamento o amigo ainda não fez nenhuma menção da dívida. Sua atitude?
a) Esperar até que o amigo se manifeste;
b) Cobrar o pagamento ouvindo a justificativa para o não pagamento, mas afirmando que precisa do dinheiro;
c) Chama-o de irresponsável e exigir que ele pague juros pelo atraso.

2- Você atende ao telefone e uma pessoa pede para que você contribua com uma campanha filantrópica com uma quantia fixa mensal. Você então:
a) Diz timidamente que não quer colaborar, mas cede a insistência da pessoa para se livrar da situação ou por temer a sua reprovação pelos outros por ter negado um pedido de ajuda;
b) Elogia a campanha, mas pede desculpas por não poder contribuir e pede licença para desligar o telefone;
c) Agride verbalmente a pessoa por tê-lo incomodado em sua casa, avisa para não ligar mais e desliga o telefone enquanto a outra pessoa ainda está falando.

3- Você admira profundamente uma pessoa que não lhe conhece e, por coincidência, senta-se ao lado dela durante uma viagem. Você então:
a) Tem muita vontade de expressar sua admiração mas passa toda a viagem calado, por vergonha do que a pessoa possa pensar de você ou por achar que ela não gostaria de conversar com você;
b) Apresenta-se e afirma que admira a pessoa, tomando o cuidado de respeitar o direito do outro de não querer conversar naquele momento;
c) Apresenta-se e afirma que admira a pessoa, insistindo em conversar com ela, mesmo que esta esteja se preparando para dormir, pois não quer perder essa oportunidade única.

4- Você comprou um produto no supermercado e, após ter pago e já saindo percebe que o caixa lhe deu dinheiro a menos no troco. Você então:
a) Imagina que irá atrapalhar se interromper o serviço do caixa e vai embora um pouco chateado com o dinheiro perdido;
b) Retorna ao caixa e afirma que está faltando uma quantia para o troco correto, pedindo para que ele complemente o dinheiro. Caso o caixa negue-se a pagar, chama o gerente para explicar a situação e afirma que tem o direito de receber a parte que falta;
c) Acusa em voz alta o caixa de querer enganá-lo e exige o dinheiro, ameaçando denunciá-lo ao gerente.

5- Você deixou seu carro na oficina e está sem transporte para ir ao trabalho por alguns dias, mas você sabe que um colega passa todos os dias, próximo a sua casa. Você então:
a) Não fala nada porque prefere não incomodar ninguém com favores e fica indo de ônibus;
b) Pergunta ao colega se pode ficar dando-lhe carona;
c) Pede carona ao colega na frente dos outros dizendo que isto não custaria nada para ele. Em seguida, pergunta se ele não poderia sair um pouco mais cedo de casa.

Resultado:
Se você marcou a letra “b” na maioria das situações acima, provavelmente você tem um padrão de comportamento assertivo.
Porém, se a opção “a” foi a mais predominante, seu comportamento é característico de um padrão não-assertivo.
E finalmente, caso tenha marcado em maior número a opção “c” é bem provável que a sua maneira de se comunicar com as pessoas parece ser do tipo agressivo.

O COMPORTAMENTO ASSERTIVO

É chamado de comportamento assertivo o comportamento de expressar aos outros o que se pensa e sente, agindo em favor de si mesmo, de acordo com os próprios direitos e respeitando os direitos dos outros. É importante observar que a definição não especifica o tipo de pensamento ou sentimento. Há pessoas que têm uma dificuldade de expressão generalizada. Para outros, a dificuldade restrita (ou bem maior) para expressar sentimentos e pensamentos negativos, e outros podem ter maiores problemas com a expressão de sentimentos e pensamentos positivos.
Agir de forma assertiva permite sentir-se bem consigo mesmo, porque aumenta as chances de você estabelecer relações honestas com os outros; adquirir uma postura mais ativa, desenvolvendo sua capacidade de decidir e agir e facilitando a obtenção daquilo que você realmente quer na sua vida; aumentar sua autoconfiança, pelo fato de ter um maior controle sobre as situações do dia-a-dia;
 ganhar o respeito das pessoas a sua volta.
Por estar atenta às suas necessidades e aos seus direitos, e também por reconhecer que o outro tem direitos que precisam ser respeitados, a pessoa assertiva consegue lidar melhor com as situações de conflito. A mensagem subjacente de que você e eu podemos ter nossas diferenças, mas temos o direito de expressa-las mutuamente de forma respeitosa, na tentativa de buscarmos a melhor alternativa para satisfazer às minhas e às suas necessidades e interesses.
A assertividade não deve ser vista como uma característica de personalidade com a qual alguns nascem e outros não. O comportamento assertivo pode ser aprendido. Outra idéia que precisa ficar clara ?a de que ninguém ?assertivo sistematicamente em todas as ocasiões. Por exemplo, você pode achar fácil ser assertivo com estranhos, mas pode ter dificuldade em ser assertivo com seus pais. Aprimorando o seu comportamento, você deve ter a capacidade de ser assertivo inclusive com eles, mas poder escolher quando e onde exercer sua assertividade.
Em contraposição ao comportamento assertivo, podemos citar outros dois padrões de comunicação: o comportamento não-assertivo, também chamado de passivo ou submisso, e o comportamento agressivo.


O COMPORTAMENTO NÃO-ASSERTIVO

Como pode ser verificada pelas respostas de opção “a” para as situações apresentadas no início, a expressão dos pensamentos e sentimentos do sujeito não-assertivo é prejudicada, porque ele está mais preocupado em evitar um conflito do que satisfazer às suas próprias necessidades. O não-assertivo acredita que, se manifestar seus verdadeiros desejos e opiniões abertamente, certamente provocar grandes conflitos e sentimentos negativos como a raiva ou a decepção dos outros para com ele. Situação que considera irreparável.
Quando se depara com um conflito entre o que quer fazer e o que a outra pessoa espera dele, o não-assertivo tende a sentir-se errado, culpado e ansioso, acabando por ceder a favor daquele. Apesar de sentir-se explorado, o não-assertivo não consegue dizer “não” aos outros. Ele normalmente acredita que seus sentimentos e pensamentos não são tão importantes quanto os dos outros.
As dificuldades no relacionamento interpessoal geralmente o levam a estar descontente e frustrado com o seu desempenho, reduzindo sua auto-estima. O não-assertivo utiliza-se da esquiva de situações e da esquiva social como um dos poucos recursos de que dispõe para evitar maior sofrimento. Sua postura passiva. Ele tende a falar baixo e a não olhar diretamente ao outro. Seu corpo parece revelar um estado permanente de tensão e de submissão. Ao falar, retém suas opiniões, sentimentos e necessidades parcial ou completamente.
Geralmente a pessoa que tem dificuldade em ser assertiva aprendeu, desde pequena, a buscar a aprovação e orientação dos mais velhos e a duvidar de sua própria percepção e julgamento. Dessa forma, como adulto ela tende a ser facilmente influenciada e conduzida pelos outros.


O COMPORTAMENTO AGRESSIVO

Partindo da definição usada para definir o comportamento assertivo, verificaremos que, ao se comunicar de forma agressiva, a pessoa consegue expressar-se e agir a seu favor, mas para fazer isto, transgride os direitos do outro.
Observe agora as respostas de opção “c” nos exemplos citados no começo. A comunicação agressiva d?se através de uma postura de autoridade, ou seja, a pessoa parece falar com seus subordinados. Sua fala esta repleta de sarcasmos, afirmações retóricas, ameaças e acusações. Sua expressão corporal muitas vezes envolve atitudes como apontar para o outro com o dedo em riste, bater na mesa e falar alto. A mensagem subjacente comunicação agressiva ”Eu sou superior e estou sempre certo, enquanto você é inferior e está errado?
Comunicar-se de modo agressivo muitas vezes traz benefícios, porque as pessoas freqüentemente cedem para o agressor apenas para se verem livres dele. Ao ser agressivo, a princípio você pode sentir-se no seu direito ou até superior aos outros, mas o custo muito alto. Surgem como consequência de seu comportamento agressivo, sentimentos negativos como raiva, vingança, desprezo e falta de respeito em relação a você. Em longo prazo, isso pode trazer frustração e isolamento social. A agressão também tende a criar inimigos com quem você poder ter que negociar no futuro.
Pessoas que adotaram um padrão de comunicação agressiva parecem ter uma percepção supervalorizada de si mesmo. Mas pode ocorrer que, por trás dessa postura haja uma história de fragilidade e insegurança. O comportamento agressivo pode ser uma resposta aprendida a partir do modelo de comunicação disponível em casa, como uma atitude de defesa às agressões que a própria pessoa possa ter sofrido pelos pais quando criança. Outras pessoas agressivas podem ter sido levadas pelos pais a acreditar que eram superiores aos outros, desde cedo. Preconceitos aprendidos na infância podem conduzir a uma agressão sutil ou aberta mais tarde na vida.

        Atenção: Este não é um teste de avaliação psicológico!

domingo, 22 de maio de 2016

Paulo Tafner: 

"Sem reforma, faltará dinheiro para pagar aposentados’"

A entrevista de Paulo Tafner foi concedida ao jornal O Estado de S. Paulo

Segundo o economista Paulo Tafner, especialista em Previdência, a reforma da Previdência precisa cortar despesas desde já. Caso contrário, pode faltar dinheiro para pagar os aposentados lá na frente.



Como sr. Vê a intenção de se fazer a reforma da Previdência neste momento?
Já passou da hora de fazer a reforma. Vou dar um dado crucial. O gasto previdenciário, mantida a regra atual, vai crescer todo ano 5% do PIB (Produto Interno Bruto). Isso significa que em 10 anos, será 60% maior. Em 15 anos, vai mais que dobrar. Os próximos 20 anos são cruciais. Haverá um intenso processo de envelhecimento. Vai entrar uma quantidade imensa de gente no sistema e não há fonte de arrecadação que banque.
Na prática, o que será isso?
Significa que pode acontecer aqui no Brasil o que aconteceu na Grécia: faltar dinheiro para pagar o aposentado. Aí você chama o cara e avisa: sabe aquele dindin que você recebe? Então, vou cortar.
O sr. defende a adoção da idade mínima para trabalhador da ativa. Por quê?
Sem isso, não haverá efeito financeiro imediato no sistema para desacelerar o crescimento do déficit. Se a regra da idade mínima valer apenas para novos trabalhadores, o efeito só virá daqui a 40 anos, quando esses trabalhadores estiverem velhos e começarem a se aposentar.
Outra medida que o sr. Defende é a equiparação da idade de aposentadoria para homens e mulheres. Há quem considere injusto com as mulheres.

Por que injusto? Antigamente, as mulheres cuidavam da casa, dos filhos. Antigamente. Agora elas estão no mercado de trabalho. Além disso, as mulheres vivem muito mais que os homens. Aí vão se aposentar antes que os homens? Por que essa diferença? Não faz sentido. As pessoas precisam entender uma coisa: os últimos governos foram avestruzes e não aproveitaram um bom momento para fazer a reforma da Previdência. Não há mais tempo, nem como adotar paliativos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

quinta-feira, 19 de maio de 2016


   

       Alimentos para aumentar a imunidade

Turbine seu sistema imunológico! 
Saiba que alimentos você deve comer para evitar gripes,
 resfriados e outras doenças.


O inverno costuma ser tempo de gripes e resfriados que vão e voltam. Para ficar livre dessa onda nada agradável é preciso turbinar o sistema imunológico, consumindo os alimentos certos e evitando outros. De acordo com a médica ortomolecular Anna Bordini,  "leite e derivados, açúcar refinado, cafeína, sal, álcool e alimentos industrializados e ricos em gorduras trans podem enfraquecer o sistema imunológico ou deixar a recuperação mais lenta de quem pegou uma doença". A seguir, saiba quais alimentos consumir para dar um up no seu sistema imunológico:
  • Alho

    "Tem função imunoprotetora e uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Pode ser consumido no tempero das preparações e adicionado cru para temperar o tofu, por exemplo", explica Lucianna Jardim, nutricionista especialista em ciência dos alimentos.
  • Cebola

    Segundo Lucianna Jardim, "a quercitina presente no alimento é um potencializador da função imune, prevenindo doenças virais e alérgicas. Use sempre em temperos ou crua na salada".
  • Lichia

    Rica em vitamina C, auxilia na imunidade e tem propriedades antiinflamatórias. "Recomenda-se o consumo de uma porção (cerca de 100 gramas) por dia", diz a nutricionista Lucianna Jardim. 
  • Gengibre

    Lucianna Jardim explica que "o gengibre auxilia nas defesa do organismo porque possui importante ação bactericida, além de boas doses de vitamina B6 e C. Pode ser adicionado no suco (1 colher de sopa de gengibre ralado, duas vezes por dia) ou servir para fazer chá (2 colheres de sopa de gengibre fresco para 1 litro de água)".

    Termogênicos: gengibre também ajuda a emagrecer
  • Cogumelo shitake

    "O shitake é rico em lentinana, nutriente capaz de estimular a produção das células de defesa (macrófagos e linfócitos) e aumentar a imunidade. Utilizado em larga escala na comida japonesa, tem sido cada vez mais prescrito, graças aos seus aminoácidos e função imunoprotetora. Recomenda-se o consumo de cerca de 100g por dia", orienta Lucianna. 
  • Castanha-do-Pará

    Segundo Lucianna Jardim, "a castanha-do-Pará é rica em selênio, poderoso antioxidante no combate aos radicais livres, que também turbina o sistema imunológico. Consumir uma ou duas por dia é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio".


  • Batata yacon

    De acordo com a nutricionista, "a batata yacon contém frutooligossacarídeos (FOS) importantes para a saúde intestinal, e consequentemente, para imunidade".
  • Iogurte natural

    "O iogurte natural é rico em lactobacilos com propriedades probióticas, que melhoram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. O alimento também ajuda no controle do sobrepeso e obesidade", explica Lucianna.

    Probióticos: entenda a importância 





  • Vegetais verde-escuros

    "Brócolis, couve, couve de Bruxelas, rúcula e espinafre são fontes importantes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que possuem papel na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções", diz a ortomolecular Anna Bordini. A nutricionista Lucianna Jardim completa: "Estes alimentos também são ricos em ácido fólico, nutriente que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo". 
  • Frutas cítricas

    "Laranja, acerola, limão, kiwi, e morango são ricas em vitamina C, antioxidantes, fibras, flavonóides e propriedades antiinflamatórias. As frutas cítricas aumentam a imunidade são importantes para a prevenção do câncer e doenças cardiovasculares", diz Lucianna Jardim.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

28/04/2016 
          Farol ligado de Dia é Obrigatório 

Multa para quem descumprir norma será de R$ 85,
com 4 pontos na CNH.Texto havia sido aprovado pela Câmara e segue para sanção presidencial.


O Senado aprovou nesta quarta-feira (27) um projeto de lei que torna obrigatório o uso de farol baixo durante o dia em estradas. O projeto, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados e segue agora para a sanção presidencial. TOESPOTE
Siga o programa nas redes sociais
No Senado, a proposta de autoria do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), foi relatada por José Medeiros (PSD-MT). O parlamentar considerou que a imposição da regra pode “aumentar” a segurança nas estradas.
“Trata-se da imposição de um procedimento bastante simples e de baixo custo que poderá aumentar a segurança nas estradas e assim contribuir para a redução da ocorrência de acidentes frontais nas rodovias e, consequentemente, salvar inúmeras vidas”, defendeu Medeiros.
tópicos: