sábado, 30 de março de 2013


A HISTÓRIA DA UVA E DO VINHO

 A uva é uma fruta muito utilizada para fins alimentícios, tanto in natura como em geléias, sucos, bolos e sorvetes. A maior utilização é na produção de vinhos.
A videira, árvore que produz a uva, foi uma das primeiras plantas cultivadas pelo homem. Alguns achados arqueológicos, localizados ao sul da Rússia e entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, sugerem que o homem consome vinho desde a Idade da Pedra, ao final da última Era Glacial (10.000 a.C.).
Nestes sítios – nas cavernas habitadas por humanos na idade da pedra foram encontrados grandes acúmulos de sementes de videiras silvestres. Também nesta região foi encontrado o mais antigo vestígio de vinho elaborado: um jarro contendo ácido tartárico datado de 3.500 a.C., pertencente aos sumérios, que segundo relatos, eram grandes tomadores de vinho. Nesta localidade, foi posteriormente fundada a famosa cidade da Babilônia e, atualmente, é a fronteira entre o Irã e o Iraque.
Relatos da história contam, ainda, que rainhas do antigo Egito amassavam as sementes da uva, extraindo o óleo, e o utilizavam como máscara para o rosto, mostrando desde então, o grande conhecimento da potencialidade deste produto para rejuvenescer e manter a beleza da pele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário