Em Brasília Prefeito e Agricultores de São Joaquim querem embargos à maçã chinesa
Estão reunidos em Brasília no Distrito Federal o Prefeito de São Joaquim Humberto Brighenti, os Deputados Estadual Gabriel Ribeiro, os Deputados Federais Valdir Colatto e Esperidião Amin na comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimentismo sustentável.
Entre os argumentos é que o Brasil já é declarado como um pais livre da Cydia Polmonella e a entrada da maçã chinesa poderia prejudicar a qualidade fitossanitária da maçã brasileira que jé é tido com uma das melhores do mundo em termos de qualidade.
Já a China é a maior produtora mundial de maçã, com cerca 36% do mercado mundial e um volume com cerca de 30 milhões de toneladas colhida anualmente.
Enquanto isso o Brasil é apenas o 15º produtor mundial e a entrada da maçã Chinesa poderia causar uma quebra sem precedentes aos produtores que não conseguirão atingir o preço de mercado praticado pela maçã da China. -“Se a maçã da China entrar a produção de maçã de São Joaquim e da região estará definitivamente quebrada, pois os produtores já dividem as gôndolas dos mercados com a maçã argentina, junto com a chinesa não teremos sequer comparação de preço, principalmente pelo baixo valor da mão-de-obra que tem a China. O objetivo desta audiência é pressionar o governo para impedir esta entrada” Sinalizou um dos produtores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário